Dev – Meu Jardim #1

Os objetivos desse jogo, desde o começo eram: fazer um jogo simples, com poucas regras, e visualmente estimulante. Originalmente o jogo seria composto por triângulos divididos em 3 cores, porém as figuras formadas me pareciam muito pontudas e angulosas. Além disso, este formato possibilitava encaixes lineares que tornavam o jogo muito fácil e com uma tendência muito grande a dar a vitória ao primeiro jogador .

Peças triangulares formavam figuras pontiagudas.
Peças triangulares formavam figuras pontiagudas.

O formato hexagonal possibilitou manter a divisão em 3 cores, mas acrescentou novas faces e um formato mais arredondado e orgânico.O melhor de tudo é que possibilitou a criação da regra de encaixar cada peça com outras duas. Essa regra permite que surjam espaços mortos -os quais eu gosto de chamar de “pedras” na metáfora do jardim. Esse elemento é essencial para a dificuldade do jogo e isso será explicado mais a diante.

Todas as peças devem encostar em pelo menos outras duas.
Todas as peças devem encostar em pelo menos outras duas.

Com o novo formato, calculei as possibilidades de combinação levando em consideração a ordem de cada cor, mas logo percebi que a matemática rápida não seria suficiente. Surgiriam peças funcionalmente idênticas.

Exemplo: um resultado poderia ser VermelhoVerdeAzul e outro AzulVermelho-Verde. Na verdade eles representam a mesma peça, mas rotacionada num ângulo diferente. Eu precisava excluir essas peças da conta e encontrar as peças opostas, como VermelhoVerdeAzul e AzulVerdevermelho.

Essas peças espelhadas são responsáveis por momentos em que você acha que tem a peça certa mas na verdade ela não cabe. Essa era uma confusão que eu queria criar. Pois bem, desenhei todas as combinações das três cores e eliminei as repetidas. Porém o número me pareceu muito baixo, apenas 11 peças. Resolvi então acrescentar duas novas cores. Obtive então 45 peças. O número me pareceu alto, à princípio, ma possibilitava formar figuras mais interessantes e variadas.

 

Leave a Reply