Durante os últimos anos, liderei grandes equipes, atuando em grandes projetos!

Trabalhando na MSTECH, tive a oportunidade de formar uma equipe extremamente talentosa, com mais de 70 artistas e desenvolvedores. Trabalhamos principalmente em jogos educativos, cursos on-line gamificados e softwares educacionais. Abaixo, alguns dos projetos mais interessantes nos quais tive o prazer de participar.

Educoteca e Máquina de Publicar

educoteca_2
Neste projeto, desenvolvido pela MSTECH, fui responsável por liderar a equipe artística e refinar requisitos para o desenvolvimento. O projeto consiste em uma plataforma de publicação de e-books para a rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro. Veja um vídeo de divulgação.
Durante 2011 e 2012, além do desenvolvimento do site e do player, fomos responsáveis pela produção de nove livros interativos, disponíveis para leitura gratuita. Em cada livro há bastante interatividade e até mesmo alguns jogos.
A Máquina de Publicar é um serviço dentro desta plataforma. É um módulo de autoria que permite aos alunos e professores da rede criarem e divulgarem seus próprios livros. Neste projeto ajudei a definir os requisitos funcionais e a regra de negócio da aplicação. Todo desenvolvimento, foi feito pelos excelentes profissionais da MSTECH.

Curso de LIBRAS Online

Projeto da MSTECH feito para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com o objetivo de fornecer um curso de LIBRAS -Linguagem Brasileira de Sinais- voltado tanto para deficientes auditivos quanto ouvintes. Veja o vídeo de divulgação.
Como o público principal eram jovens entre 13 e 16 anos, desenvolvemos um curso com grande apelo visual.
O conteúdo conta com uma dramaturgia que contextualiza o cotidiano de jovens surdos e suas famílias. O curso possui um dicionário de sinais, interpretado por dois personagens virtuais, Max e Luana. Eles também são protagonistas de um game point-and-click liberado ao final de cada módulo.
O grande desafio deste game, foi trazer a linguagem de sinais para dentro do jogo e criar puzzles desafiadores tanto para os alunos com deficiência auditiva quanto para os sem. Para isso trabalhamos com muitos conceitos de cores e iluminação.
Neste projeto supervisionei as equipes arte e fiz contribuições para o Game Design. Os roteiros e desenvolvimento foram feitos pelas equipes da MSTECH.

Desfesa Civil – A Aventura

Neste projeto da MSTECH para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em conjunto com a Secretaria de Defesa Civil, produzimos um curso gamificado,que ensina o aluno sobre como identificar situações de risco, como tentar evitá-las e também como proceder em casos de perigo. Veja uma reportagem sobre o projeto aqui. O conhecimento adquirido é testado constantemente através de minigames e o bom desempenho rende ao aluno medalhas. Ao final do curso, é liberado um game, no estilo RPG, onde o jogador encarna um garoto que recebe um aviso do futuro sobre catástrofes naturais que irão acontecer em sua comunidade. O aluno terá então de usar seus conhecimentos para convencer os personagens a agirem de modo a evitar essas tragédias.

Educopédia e Aulas Off-line

Educopedia e Aulas Off-line
Em outro projeto da MSTECH para o município do Rio de Janeiro, produzimos cerca de 300 jogos e objetos de aprendizagem que foram disponibilizados na plataforma de aulas on-line que o município oferece a seus alunos. Minha principal responsabilidade foi a supervisão dessa produção em massa, ajudando a definir padrões de desenvolvimento, publicação e teste dos objetos. Entre 2011 e 2012 esse projeto contou com mais de 70 colaboradores atuando em conjunto.

Objetos de Aprendizagem

Entre 2010 e 2013 produzimos centenas de minigames educativos e objetos de aprendizagem mais simples, para o acervo próprio da MSTECH. Neste período supervisionei e conduzi a criação, atuei como game designer e também ilustrei alguns.

Design – Projeto Mutante

Design - Projeto Mutante

Como Projeto de Conclusão do Curso de Design, lancei em 2009 o livro Design – Projeto Mutante. Foram feitas 200 cópias da versão analógica e também uma versão digital e interativa, disponível no site do projeto. O livro é um ensaio filosófico que tenta subverter os limites do Design enquanto metodologia de projeto, confrontando as abordagens tradicionais com visões mais intimas e não convencionais. Desde sua divulgação o livro foi citado como referência de diversos trabalhos e pesquisas, sendo até mesmo incluído na bibliografia inicial do curso de Design da UNESP. Do ponto de vista do projeto gráfico, o livro conta com ilustrações e tipografia original e até mesmo animações e realidade aumentada, na versão digital.

Palestras e Workshops

Desde 2007 venho fazendo diversas apresentações, geralmente em eventos estudantis, sobre temas bem variados, como Game Based Learning, Processos Criativos e até mesmo Tipografia e Sound Design. O vídeo acima é uma entrevista feita pelo programa Linha do Tempo, onde falei sobre o uso de jogos na educação. Outra atividade de destaque foi o “Balaio Filosófico”, uma roda de discussão onde os participantes eram estimulados a pensar o design explorando e questionando os limites desse conceito. A primeira edição do Balaio foi feita no 17º NDesign, em Florianópolis, onde também participei como convidado de uma das principais mesas-redondas do evento. Em 2012 tive a oportunidade de apresentar os jogos educativos da MSTECH na Universidade de Entre Rios, na Argentina, sendo minha primeira apresentação internacional.