Muto é um duelo abstrato onde os jogadores devem eliminar a peça-chave do adversário, sem saber exatamente onde ela está. A ideia foi surgiu a partir de três princípios:
-os jogadores não poderiam ter clareza de qual seria seu alvo principal;
-as posições das peças em relação umas às outras deveria significar algo especial;
-além de eliminar peças adversárias, os jogadores deveriam poder trazer novas peças para seu time.
Dessa forma foi surgindo um jogo parecido com o Xadrez, onde o alvo principal é o rei do adversário. Porém, no Muto, antes de iniciar a partida, os jogadores marcam secretamente qual será essa peça especial, chamada de Núcleo. Cada time é composto por 12 peças dividias em 3 níveis, cada um com o alcance de movimento maior que o anterior. Porém o jogador só pode começar com um número limitado de peças, e uma delas tem de ser o Núcleo. Assim, a estratégia começa já na configuração inicial do tabuleiro, com a posição de saída das peças. Durante a partida o jogador pode fazer “alinhamentos” especiais com suas peças. Esses alinhamentos permitem um movimento especial, e caso uma das peças alinhadas seja o Núcleo, ele pode fazer um movimento ainda mais vantajoso, porém corre o risco de dar pista de qual de suas peças é o alvo de seu adversário.

Saiba mais sobre o desenvolvimento deste jogo aqui

Peça uma cópia!

5+
2
15 a 30min

• Muto é um verbo latim que significa alterar, mudar, transformar. Como a formação das peças no tabuleiro era uma parte importante do jogo, a snoridade e o sentido casaram bem.
• Inicialmente, pensei em 10 formações possíveis, porém, com os testes fui vendo que muitas delas nunca eram utilizadas, então fui reduzindo até ficar com apenas 4 formações.
• Muto lembra o xadrez, por ter peças com movimentos diferentes e a presença de um “rei”, mas combinado com o batalha naval, por conta dos agrupamentos das peças e dos ataques à distância.
• O jogo pode ser bem rápido, por isso é sugerido que as disputas sejam feitas em “melhor de cinco”. Ou seja, o primeiro que acumular 3 vitórias ganha a disputa.